Suplemento faz mal? O que posso tomar?

Suplementos

Fala galera, beleza?
Sempre ouço perguntas desse tipo. O que e não é novidade, já que a indústria de suplementos e vendedores safados, querem te empurrar tudo que você pode e o que não pode comprar.

Então, sem mais enrolação delongas, vamos lá!

Suplemento faz mal?

NÃO! Suplemento, se tomado da forma correta, não faz mal.
É aquela velha frase: “A diferença do remédio e o veneno é a dose” e mesmo assim, salve exceções, a maioria dos suplementos não fazem mal algum, nem em altas doses. Suplementos alimentares, resumidamente, são nutrientes isolados de alimentos ou não, desidratados ou não novamente e transformados em pó para consumo em pó mesmo ou cápsulas. Alguns até são sintetizados, mas com a mesma estrutura molecular de um nutriente natural para baratear o custo de produção. Ou seja, comida em pó.

Os poucos suplementos que podem fazer mal são os estimulantes, mas somente para quem já tem pré disposição (pressão alta, e afins) ou para quem toma em dose acima da recomendada.

O que tomar?

Antes de continuar, eu queria ressaltar que, se você não tem uma alimentação adequada, a probabilidade de você está jogando cagando, literalmente dinheiro fora é mais de 90%. Portanto, antes de gastar uma pequena fortuna para comprar whey, creatina e malto, compre antes uns 10kg de frango e 10kg de carne vermelha para adequar sua dieta.

Continuando, vamos aos suplementos que na minha perspectiva, realmente valem a pena. O resto, ou não vale o custo/beneficio ou simplesmente o resultado é tão imperceptível a curto prazo que não vale a pena comprar, salve situações muito especificas. Vale ressaltar que, essa é a minha ordem de importância do uso de suplementos. Existe muita divergência de opinião, mas sinta-se livre para acreditar em mim, em outras pessoas que também não ganham nada ou ganham muito pouco para divulgar informação na internet(muitas delas, de ótima qualidade, diga-se de passagem) ou acreditar no vendedor que precisa bater meta e no seu professor de academia que quer te empurrar o produto que vende onde ele trabalha.

Como o post ficou longo (tanto que demorou dois dias para ficar pronto) colocarei âncoras para facilitar a sua busca por um suplemento especifico. Não seja ranzinza.  São 6 posts em um só. Você pode ler somente sobre o suplemento que tiver interesse ou ler o post inteiro. Chega de enrolação e vamos ao que interessa!

 

MultivitamínicoCreatinaBCAAsGlutaminaWhey ProteinCafeína

 

Multivitaminico:

“Fagner, você é maluco? Bom mesmo é whey + malto + creatina e Animal Pak”…
Pra começar, Animal Pak não passa de um multivitamínico com uma dose absurda que você vai mijar fluorescente excretar a maioria dos mesmos. Não que seja ruim, só não vale o custo/beneficio, a não ser que você seja rico.

Eu escolhi multivitamínico como primeiro da lista, simplesmente porque, a vida cotidiana não permite que você consiga consumir todos os micronutrientes (vitaminas e minerais). Se você tem uma dieta adequada em macronutrientes(carboidratos, proteínas e gorduras), provavelmente você tem deficiência nos micronutrientes. É praticamente impossível você ter uma dieta de ganho ou perda que você consiga ingerir todos os micronutrientes em uma quantidade considerável tendo em vista a restrição comum de alimentos em dietas.

Mesmo em épocas que eu preciso parar de treinar, se tem um suplemento que nunca fico sem,  é o multivitamínico. Eles auxiliam em praticamente todos os processos metabólicos do corpo: transporte de nutrientes, funções cerebrais, produção de energia, síntese proteica (ganho de músculo) e muitos outros.
Retornar a lista de suplementos

 

Creatina:

Clique aqui e veja o post completo somente sobre a creatina e saiba o porque dela ser a segunda da lista.
Retornar a lista de suplementos

 

BCAAs:

São aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina. Encontrados naturalmente em alimentos proteicos, de forma isolada tem como função principal auxiliar na síntese proteica e como anti catabólico (impedindo a quebra de músculo para ser usado como energia).

Quando tomado na dosagem correta, que é de 10g a 20g ou seja, uns 20 comprimidos desses BCAAs de merda subdosados fabricados no Brasil, eles, por muitos estudos são considerados anabolizante NÃO esteroide assim como a cobamamida (coezima da vitamina b12). Resumindo, é um bom suplemento mas o custo/beneficio é ruim a não ser que você tome em pó.
Retornar a lista de suplementos

 

Glutamina:

Glutamina é um aminoácido não-essencial, ou seja, é produzido pelo próprio organismo. A glutamina é produzida pelo próprio corpo a partir do ácido glutamico, isoleucina e valina.

É o aminoácido encontrado em maior quantidade no corpo humano. Como ele é depredado durante os exercícios físicos, se torna interessante a sua suplementação. Dentre outras funções a glutamina auxilia na imunidade do organismo e, explicando de uma maneira bem superficial, deixa você pronto para um próximo treino “mais cedo” com a aceleração no processo de recuperação muscular.
Retornar a lista de suplementos

 

Whey Protein:

Whey protein é uma proteína de alto valor biológico(proteína completa contendo todos os aminoácidos essenciais) e rápida absorção extraída do soro do leite que é no processo da fabricação de queijo.

Ao meu ver, o whey tem sua função mas é endeusada demais. O Custo benefício não costuma ser um dos melhores aqui no Brasil: Se é barata demais é metade carboidrato; se é cara, vale mais a pena comprar 5kg de carne vermelha e 5kg de filé de peito de frango que com certeza terá mais ganhos.

A maior vantagem do whey é a praticidade, pois se você está com pressa, não tem como parar para efetuar uma refeição sólida ou precisa de uma fonte de proteína de absorção rápida, o uso da mesma pode ser uma ótima solução.

Não espere milagres. Ela não vai te fazer “crescer X kgs” em 6 meses. Ela vai te auxiliar a bater suas quantidades proteicas diárias e pronto. Sem mística nenhuma é basicamente isso. Alguns estudos mostraram que a whey também auxilia na imunidade do organismo e sabemos que o aminoácido encontrado em maior abundância nas wheys é a glutamina. Outro estudo, indica que ela aumenta a síntese proteica, entretanto uma medida de whey costuma ter mais BCAAs do que nas dosagens recomendadas em BCAAs nacionais. Acho que entenderam meu ponto não é mesmo?
Enfim, é um ótimo suplemento, porém não deve ser prioridade em uma dieta voltada para hipertrofia ou perda de gordura.
Retornar a lista de suplementos

 

Cafeína:

Cafeína é uma droga sim é uma droga classificada como um alcaloide do grupo das xantinas. Encontrada no café, guaraná em pó, chá verde, mate, cola, dentre outros. É um estimulante que, como muitos outros, age no sistema nervoso.

Muito utilizado antes do exercício aeróbico para uma melhoria na perda de gordura e também antes do treino buscando foco e melhora no desempenho físico. A dose máxima recomendada pela Anvisa é 420mg por dia. e
Em forma de suplemento normalmente dividida em duas doses de 220mg (mais ou menos duas xícaras de café extra forte cada dose).

Um ótimo estimulante encontrado facilmente no nosso dia a dia mas tome cuidado pois seu uso pode trazer problemas a quem tem tendência a ter problemas cardíacos ou neurológicos. É normalmente relatado efeitos colaterais como arritmia, dores de cabeça, irritabilidade, insônia e aumento na pressão sanguínea com seu uso. O ideal seria consultar um médico antes de utiliza-la, mas como a maioria das pessoas não fazem isso, se quer começar a utilizar, comece ao menos com dosagens baixas. Para o aeróbico é recomendado 30 minutos antes e como pré treino, 1 hora antes para minimizar os possíveis efeitos colaterais.
Retornar a lista de suplementos

Enfim, fica a minha humilde opinião sobre os suplementos que valem realmente a pena.  Por hoje é só e até a próxima postagem!

Dúvidas, sugestões, opiniões e críticas, nos comentários.