Ricota e cottage light – receita rápida

Ricota_Cottage

Fala galera, beleza?

Hoje trago para vocês uma ou melhor, duas das receitas mais simples e praticas que pode se encaixar facilmente na sua dieta: A ricota e o cottage light.

Vamos lá!

Ingredientes:
1 litro de leite desnatado
De 2 a 5 colheres de sopa de vinagre branco ou vinagre de maçã (Já já explico o porque da variação da quantidade)
3 colheres de chá de sal light

Preparo:
Aqueça o leite até a fervura e acrescente uma colher de sopa de vinagre por vez, mexendo a mistura até o leite talhar. A quantidade de vinagre vai variar de acordo com a boa vontade qualidade do leite. Porém tente usar o mínimo de vinagre possível para o gosto do mesmo não ficar no queijo.

Agora vem a mágica:
Se você quer fazer ricota, passe a mistura talhada por um pano fino, espremendo bem até sair o máximo de liquido possível. Coloque o queijo em uma forma e leve a geladeira por 1 hora. Depois disso, pode desenformar e o queijo estará pronto.

Se deseja fazer cottage, é só peneirar para tirar o excesso de líquido, e colocar na geladeira ainda com um pouco do liquido e consumi-lo desta maneira.

Valor Nutricional(aproximado pois vai depender do leite utilizado):
Porção de 30g (2 colheres de sopa)
40 kcal
Proteínas: 4g
Carboidratos: 6g
Gorduras:1g

Você pode temperar os dois queijos como desejar, depois de pronto ou no momento do dreno dos líquidos. Acho interessante utilizar orégano, cebolinha, azeite e pimenta calabresa, mas fique a vontade para temperar como quiser!

A validade gira em torno de uma semana guardado em um pote fechado.

Por hoje é isso. Até o próximo post. Dúvidas, criticas e sugestões nos comentários!