Bolo integral de banana

Bolo de Banana Cortado

Fala galera, beleza?

Hoje trago uma receita que já tem um tempo que quero fazer, mas como eu sempre faço o que posto, um bolo estando em dieta de cutting (perda de peso), nem sempre é uma boa pedida. Então aproveitei que hoje é dia das mães, resolvi fazer um jejum intermitente para poder fazer e comer esse bolo sem fugir dos micronutrientes da minha dieta.

Depois de pesquisar alguns bolos, resolvi pegar um pouquinho de ideia daqui e outras de lá… Até que saiu esse que segue na receita abaixo. Lembrando que essa receita não é reduzida em calorias, ela é uma receita leve, natural e integral.

Sem mais enrolação, vamos ao que interessa!

Ingredientes:

Massa:
150g de farinha de trigo integral
150g de aveia em flocos
150g de açúcar mascavo (ou o adoçante que possa ir ao forno de sua preferência)
50ml de leite desnatado
3 ovos inteiros
5g de fermento
5ml de óleo de coco

Cobertura:
150g de açúcar mascavo
7 bananas cortadas em 3 fatias cada uma.

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em fogo médio enquanto prepara os ingredientes.
Caramelize os 150g de açúcar mascavo da cobertura em uma panela acrescentando um pouco de água até obter o ponto de açúcar caramelizada.
Unte um tabuleiro com óleo de coco, despeje uniformemente o açúcar mascavo caramelizado sobre o tabuleiro e adicione as bananas fatiadas sobre o caramelo, distribuindo-as por todo o tabuleiro.
Bata todos os ingredientes (que não sejam da cobertura, logicamente) em um liquidificador e despeje uniformemente sobre o tabuleiro com o caramelo e a banana fatiada.

Leve o tabuleiro ao forno por 40 minutos. Após isso, seu bolo estará pronto.

Valor nutricional (1 fatia de 12):
192 Kcal
Proteínas: 3,4g
Carboidratos: 34,6g
Gorduras (boas): 5.1g

Como o bolo está de “cabeça para baixo”, é sua opção e responsabilidade comer cortando as fatias direto do tabuleiro ou vira-lo em uma tábua de bolo ou bandeja. Fotos antes e depois de virar em um tabuleiro maior.

20150510_152509
20150510_152903

Não sou um bom fotógrafo, então ficou mais bonito do que parece na foto, além de estar uma delícia.
Por hoje é isso e feliz dia das mães para todas as mães que não só ralam mais que muitos marmanjos mas que ainda encontram tempo para uma refeição leve ;). Até o próximo post!