A importância da água na dieta

Importância da água
Todo mundo que faz dieta ou reeducou a alimentação, sempre controla as calorias, mantém o foco nos macronutrientes, tenta manter todas as vitaminas no organismo seja com alimentação ou suplementação mas muitas vezes esquecem de um dos fatores que parece menos importante mas pode ser decisivo nos seus resultados: A água.

Eu poderia ficar aqui enchendo linguiça enrolando meus queridos leitores com textos e mais textos com referências bibliográficas, mas como o objetivo do site é informar objetivamente, vou detalhar resumidamente em pequenos tópicos os seus benefícios. Seguem a baixo:

– Mais da metade do nosso corpo é formado de água
– Cerca de 70% dos músculos é formado de água
– Elimina as impurezas do sangue pela urina
– Inibe o apetite quando ingerida um pouco antes das refeições
– Diminui a retenção hídrica subcutânea , aquela que “embaça” sua definição
Explicação nada científica: Quanto mais água você bebe, menos o corpo precisa reter.
– Auxilia na queima de gordura
Explicação nada científica 2: Quando ingere pouca água, o fígado que deveria estar metabolizando gordura, passa a “ajudar” os rins. Nisso, ele dele acaba sobrecarregado com mais uma função e acaba metabolizando menos gordura.
– Auxilia na absorção de suplementos pelo organismo
Explicação nada científica 3: Assim como a creatina que retém liquido intramuscular (não subcutâneo), algumas vitaminas são hidrossolúveis. Dependem da agua para ser absorvida pelo corpo.

Estes são apenas alguns de muitos benefícios da água.

Quanta água tenho que beber por dia?
Ouvimos muito por aí que devemos consumir pelo menos 2 litros de água por dia. Como para mim nunca fez sentido uma pessoa de 50kg ter que consumir a mesma quantidade de água de uma de 100kg, resolvi pesquisar por um método mais adequado para saber quanta água devemos beber.
Existem muitas variáveis que podem fazer com que a necessidade de água aumente, principalmente se seu dia a dia exige muito esforço físico, se seu treino aeróbico ou anaeróbico for intenso, dentre outros. Depois de algum tempo de pesquisa, encontrei uma formula que pode facilitar a calcular a quantidade de água que deve ser ingerida por dia. Como eu já disse, dizer um numero exato é muita prepotência mesmo para esta fórmula, mas pode servir como base ou ponto de partida:

Seu peso em kg x 0,035 = Litros de água por dia.
No meu caso 95 (kg) x 0,035 (ml de agua) = 3,325 Litros de agua por dia.

Dica: Pessoalmente eu gosto de tomar isso como o mínimo para o meu peso corporal e adiciono em torno de 500ml a 1L a mais por dia por causa dos treinos intensos de musculação e épocas de treino que o treino aeróbico fica intenso.

Sem desculpas - ÁguaSem desculpas. Ela ainda é praticamente de graça.

Sei que não foi mais uma receita mirabolante hoje e também espero não ter deixado o post muito longo que nunca é minha intenção, porém nem tudo se resume a receitas e essa é mais uma dica que estou querendo, a muito tempo, passar para vocês.
Por hoje é isso. Espero que tenham gostado. Críticas, duvidas e sugestões, deixe nos comentários e até o próximo post!