Pão de queijo de tabuleiro light

Pão de queijo de tabuleiro

Fala galera, beleza?

Esses dias me deparei com a vontade de comer pão de queijo e fiquei em busca de uma versão “funcional” para o dito cujo. Depois de alguma pesquisa e alguns testes, consegui adaptar uma versão mais prática, rápida e o último, mas não menos importante: Sem forma ;). Lembrando que não é uma receita reduzida em calorias e sim uma versão mais saudável do que os pães de queijo industrializados que encontramos por ai.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Ingredientes:

5 claras e 1 gema (ou 3 ovos inteiros).
3 colheres de polvilho doce
3 colheres de polvilho azedo
1/5 colher de chá de fermento
60g de queijo minas light
20g de mussarela light
Sal temperos a gosto (orégano, cheiro verde, salsa, cebolinha, alho…)
manteiga ou azeite para untar

Modo de preparo:

Triture o queijo minas (pode ser com a mão LIMPA mesmo) e misture com todos os outros ingredientes até obter uma mistura uniforme. Pré aqueça o forno por 15 minutos, unte o tabuleiro com manteiga ou azeite utilizando um papel toalha para remover o excesso e asse por 20 minutos em fogo médio.

Valor nutricional (1 de 3 porções):

182kcal
Proteínas: 8.5g (podendo variar de acordo com o queijo utilizado).
Carboidratos: 25,8g
Gorduras (boas): 6g

Dica:

Utilizei o sal sem sódio DaSALbor, presentão da loja bomsuplemento.com.br que por sinal é o melhor sal sem sódio que já experimentei e além de não ter sódio, é sal de potássio. Mineral que além de ser pobre em nossa dieta do dia a dia, evita cãibra e participa da hidratação intramuscular. Nada te impede de utilizar forma para fazer os pães de queijo. Você pode também cortar em pedaços ou triturar peito de peru junto com a massa para adicionar um sabor e uma proteína extra. Outra dica interessante é fazer na frigideira antiaderente, isso mesmo! Fica ótimo e é mais rápido ainda para ficar pronto. É quase uma tapioca de pão de queijo hahahaha.

Meu pão de queijo de tabuleiro

Versão “slim”. Tabuleiro grande com massa bem espalhada.

 

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado desta receita, que por sinal, ficou uma delicia assim como muitas outras. Um dos motivos da frequência dos posts ser tão espaçada, é o teste de receitas. As que não são tão boas nem rápidas de serem feitas, eu elimino. Enfim, por hoje é isso. Dúvidas, críticas e sugestões, deixem nos comentários e  e até o próximo post!!!